Um dos principais locais de peregrinação na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, o Morro do Cruzeiro recebe a partir de outubro a exposição “Ex-voto: A devoção popular”, montada em comemoração ao mês da Padroeira.
Organizada pelo Museu Nossa Senhora Aparecida, a mostra conta com 56 esculturas, confeccionadas em materiais diversos, como madeira, argila e aço, representando partes do corpo humano e diferentes interpretações da imagem da Virgem Maria, nas invocações como Imaculada Conceição e Nossa Senhora Aparecida. As peças foram produzidas por artistas anônimos e doadas à Sala das Promessas, do Santuário Nacional em agradecimento por graças recebidas.
“É impressionante observar o esmero, a criatividade e as mais diversas técnicas empregados na realização dessas imagens. A religiosidade e a devoção são termos que evocam uma experiência pessoal, íntima, de caráter místico. Evocam sentimentos que se expressam no âmago do ser humano e propiciam uma relação com o transcendente, com o divino”, explica Cesar Maia, curador do Museu Nossa Senhora Aparecida.
A Exposição ficará no salão térreo da Torre Mirante até o início de dezembro.
Morro do Cruzeiro
Importante local de peregrinação do município de Aparecida, o Morro do Cruzeiro abriga o caminho com as 14 estações da Via Sacra, onde todos os anos acontecem as celebrações católicas da Sexta-feira da Paixão, durante a Semana Santa.
No alto, além de um altar para orações, os romeiros ainda podem apreciar uma vista privilegiada da Basílica e da cidade de Aparecida, por meio da Torre do Mirante, que possui 30 metros de altura e uma vitrine panorâmica de 360° de toda região.
A subida ao espaço é feita por dois elevadores, que garantem total acessibilidade aos peregrinos de todas as idades. No topo da estrutura uma cruz de 20 metros simboliza o monumento de fé e devoção para os católicos que visitam o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Desde junho de 2014, o local está ligado ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, por meio do teleférico “Bondinhos Aéreos”. A estrutura é composta por 47 cabines construídas com tecnologia suíça, que percorrem uma distância de 1,1 km de extensão, a uma altura de até 120 metros. Cada Bondinho tem capacidade para seis pessoas e possibilita aos visitantes viver uma experiência única, com conforto, segurança e uma vista privilegiada do Santuário e da cidade de Aparecida.
História
A primeira cruz no alto do morro foi fixada em 1925. As capelinhas da Via-Sacra foram inauguradas pelo vigário padre Antônio Pinto de Andrade, durante a celebração da Semana Santa, em 1948. Em 2014, foi concluído a instalação do teleférico com cabines fechadas, integrando o local ao complexo do Santuário Nacional e facilitando o acesso dos devotos de Nossa Senhora Aparecida.
Serviço
A Torre Mirante e os Bondinhos Aéreos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00. Sábados das 7h30 às 17h30 e domingo das 7h às 17h.