O Morro do Cruzeiro apresenta neste fim de ano a exposição “O caminho das tropas e o surgimento de vilas e cidades”, que traz aos visitantes a história do Tropeirismo. Organizada pelo Museu Nossa Senhora Aparecida, a mostra está aberta ao público no salão térreo da Torre Mirante.
O acervo conta com 43 peças pertencentes ao Museu Nossa Senhora Aparecida, do Santuário Nacional, e traz diversos acessórios que fazem parte da indumentária dos antigos tropeiros, como estribos, caçambas, fivelas, freio, relho, focinheira, cincerros, guampa, cordas, chicote, tacho, panela de ferro, chocolateira, almofariz com mão, candeeiros, garfos, caneca, punhal com bainha, espora, isqueiro, porta pavio e outros.
Segundo a curadora da mostra, Erica Andreza Coelho Bowersox, a exposição foi elaborada para homenagear os tropeiros, “que há séculos foram responsáveis por desbravar trilhas e ampliar o povoamento e criação de novas cidades nos interiores do nosso país, colaborando com o transporte de alimentos e produtos para esses povoados”.
A exposição é um recorte de uma coleção maior relacionada ao Tropeirismo, pertencente ao Museu Nossa Senhora Aparecida, localizado na Torre Brasília do Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo. Parte desta coleção está em exposição permanente no 2º andar da Torre Brasília, compondo a exposição “O Museu e suas Histórias”.
Morro do Cruzeiro
Importante local de peregrinação do município de Aparecida, o Morro do Cruzeiro abriga o caminho com as 14 estações da Via Sacra, onde todos os anos acontecem as celebrações católicas da Sexta-feira da Paixão, durante a Semana Santa.
No alto, além de um altar para orações, os romeiros ainda podem apreciar uma vista privilegiada da Basílica e da cidade de Aparecida, por meio da Torre do Mirante, que possui 30 metros de altura e uma vitrine panorâmica de 360° de toda região.
A subida ao espaço é feita por dois elevadores, que garantem total acessibilidade aos peregrinos de todas as idades. No topo da estrutura uma cruz de 20 metros simboliza o monumento de fé e devoção para os católicos que visitam o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Desde junho de 2014, o local está ligado ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, por meio do teleférico “Bondinhos Aéreos”. A estrutura é composta por 47 cabines construídas com tecnologia suíça, que percorrem uma distância de 1,1 km de extensão, a uma altura de até 120 metros. Cada Bondinho tem capacidade para seis pessoas e possibilita aos visitantes viver uma experiência única, com conforto, segurança e uma vista privilegiada do Santuário e da cidade de Aparecida.
História
A primeira cruz no alto do morro foi fixada em 1925. As capelinhas da Via-Sacra foram inauguradas pelo vigário padre Antônio Pinto de Andrade, durante a celebração da Semana Santa, em 1948. Em 2014, foi concluído a instalação do teleférico com cabines fechadas, integrando o local ao complexo do Santuário Nacional e facilitando o acesso dos devotos de Nossa Senhora Aparecida.
Serviço
Funcionamento: segundas às sextas-feiras, das 9h30 às 16h30; sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.
Valor: passeio completo adulto (Teleférico + Torre Mirante) R$30; ingresso infantil e sênior R$15; crianças de 0 a 5 anos não pagam.
Informações: (12) 3104-3470 ou comercial@bondinhoaparecida.com.br.
Uma resposta
Ufa consegui achar o artigo que estava precisando e
poucos conseguem ter essa informação correta e
relevante. Obrigado e vou compartilhar no meu twitter.