No último dia 30 de julho, participantes da Giro Inclusivo, ONG que estimula a inclusão de portadores de necessidades especiais por meio de atividades físicas, esportivas e culturais, visitaram os Bondinhos Aéreos de Aparecida para conferir a acessibilidade do atrativo. A visita contou com a participação de Mauro Nohara, paratleta Campeão Paulista de Handbike.
O grupo, formado por 12 pessoas, partiu de São Paulo com destino à Aparecida, onde realizaram o passeio de Bondinho, que conta com quatro cabines adaptadas para cadeirantes.
Segundo Luciana Trindade, presidente da Giro Inclusivo e Conselheira Municipal de Mobilidade e Transporte em São Paulo, a condição de acessibilidade apresentada em todo percurso é digna de país de primeiro mundo. “Nem na Torre Eifel eu tive uma experiência tão completa e agradável”, contou.
Os participantes ainda elogiaram as instalações das estações Santuário e Morro do Cruzeiro, que contam com rampas de acesso, elevadores e banheiros adaptados. “A cordialidade e a presteza dos funcionários, aliados a excelente condição de acessibilidade de ambas as estações, das cabines e do mirante, que conta com uma vista panorâmica maravilhosa e totalmente inclusiva, foram projetados para prover uma excelente experiência e principalmente uma segurança exemplar”, explicou Valmir de Souza, fundador da Giro Inclusivo e sócio fundador do projeto Biomob, aplicativo que avalia a acessibilidade de pontos turísticos.
Texto: Hyanne Patrícia