Participantes de projeto de acessibilidade visitam os Bondinhos Aéreos de Aparecida.

31 de outubro de 2016

Portadores de necessidades especiais testaram, aprovam e recomendam o ponto turístico

Textos e fotos: José Eduardo

 

A preocupação com a acessibilidade é prioridade nos Bondinhos Aéreos de Aparecida. Todos, sejam portadores de necessidades especiais ou não, podem aproveitar o passeio da melhor forma possível e se divertir com qualidade. Quem pôde comprovar isso no último fim de semana foram os integrantes do projeto BioMob.

Os voluntários e colaboradores da entidade visitam locais (pontos turísticos, restaurantes, etc.) em todo o Brasil, classificando a acessibilidade e disponibilizando os dados em um aplicativo.

As avaliações são disponibilizadas em uma página da internet e em aplicativo para celulares, que pode ser baixado gratuitamente e permite que o usuário saiba se determinado local é acessível ou não. “É um modo de conscientizar sobre a importância da acessibilidade e facilitar a vida do deficiente.”, afirma o coordenador Valmir de Souza.

Um grupo de 15 pessoas, incluindo sete cadeirantes participantes do projeto, visitaram Aparecida no último domingo e fizeram o passeio de bondinho. Segundo a consultora Luciana Trindade a experiência foi ótima e surpreendeu a todos. “Eu mesma não sabia que poderia chegar aqui e fazer o passeio normalmente, que teria um bondinho adaptado para cadeirantes. Isso é muito legal!”, avaliou.

São 4 cabines adaptadas para receber cadeirantes. A gerente comercial dos Bondinhos Aparecida, Suelen Alencar, destaca a preocupação com o bem estar dos visitantes. “Assim como em todo o complexo do Santuário Nacional, nós do bondinho procuramos garantir segurança e integridade física das pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida.”

Nas duas estações, Santuário e Morro do Cruzeiro, existem ainda rampas de acesso, elevadores, banheiros adaptados e funcionários capacitados para sempre acolher bem. “Aqui a acessibilidade é garantida. Pra gente é uma alegria enorme receber não só eles, mas todos que quiserem fazer o passeio.”, destaca Suelen Alencar.

A alegria também tomou conta de todo o grupo. Ana Parente, participante do projeto, recomenda: “Minha vida é sempre uma aventura, passeando e convivendo com as pessoas. Esse passeio é muito legal, bem acessível. Vale a pena, é maravilhoso!”

O próximo passo será incluir os Bondinhos Aéreos de Aparecida na rota da acessibilidade do aplicativo BioMob. “A cidade tem pontos turísticos acessíveis. Sem dúvidas o bondinho é um deles. Essa é uma informação que a partir de hoje já vai estar no aplicativo.”, conclui a consultora Luciana Trindade.

dsc05752 dsc05759 dsc05764 dsc05771 dsc05778dsc05770 dsc05786

Outras Notícias

Calendário de Funcionamento

Ver Horários [+]

Guia de Visitação

Sites Relacionados

  • Unipraias
  • Parque da Serra
  • Parque Colina
  • Santuário Nacional
  • Hotel Rainha do Brasil
  • Campanha dos Devotos
Notícias
IMG-20170804-WA0004

Cadeirantes da Giro Inclusivo visitam Bondinhos Aéreos de Aparecida!

7 de agosto de 2017

No último dia 30 de julho, participantes da Giro Inclusivo, ONG que estimula a inclusão de portadores de necessidades...