Bondinhos de Aparecida fazem homenagem aos romeiros de Nossa Senhora em desfile de Carnaval.

24 de fevereiro de 2017

Os cerca de 12 milhões de peregrinos, que todos os anos visitam a cidade de Aparecida, também serão lembrados no desfile da Escola de Samba Unidos da Vila Maria, de São Paulo-SP, que neste ano fara uma homenagem ao Jubileu de 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul.

A ala “Turistas da Fé” contará com cerca de 40 passistas, fantasiados de Bondinhos Aéreos, uma das principais atrações turísticas do Santuário Nacional, que faz a ligação entre a Basílica e o Morro do Cruzeiro, outro importante ponto de visitação.

“Os Bondinhos simbolizam o lazer no turismo local, com a importância de acolher bem aos romeiros que visitam a acolhedora cidade de Aparecida. Sendo assim, essa ala remete aos anseios de milhões de devotos que buscam, a cada visita, desbravar novos ângulos, possibilidades e vivencias dessa cidade que mora no coração do povo brasileiro”, explicou o carnavalesco Sidnei França, que desenvolveu todo o enredo.

Desde a sua inauguração, em junho de 2014, os Bondinhos Aéreos de Aparecida já levaram mais de um milhão de turistas pelos céus da cidade. “Além de ser um atrativo turístico, que permite uma vista privilegiada do Santuário Nacional e toda a região, os Bondinhos também são um meio de transporte, facilitando o acesso dos peregrinos ao Morro do Cruzeiro”, destacou Fábio Cardoso, gerente operacional do atrativo.

Homenagem aos romeiros

Além da homenagem aos romeiros de Nossa Senhora, a Unidos da Vila Maria também vai levar para o Sambródomo os principais fatos relacionados aos três séculos de história da Padroeira do Brasil. O título do enredo é “Aparecida, a Rainha do Brasil. 300 anos de amor e fé no coração do povo brasileiro”. O desenvolvimento do tema, foi acompanhando por uma comissão da Arquidiocese de São Paulo e do Santuário Nacional, para que a história seja contada com fidelidade.

“Para o Santuário Nacional a homenagem da escola de samba é algo importante dentro do contexto da celebração dos 300 anos. A imagem de Nossa Senhora Aparecida, além de ser um patrimônio da fé do povo brasileiro, é também um patrimônio cultural. Queremos atender ao pedido do Papa Francisco de ser uma Igreja indo ao encontro da sociedade e sabemos que o carnaval no Brasil é um grande evento cultural”, explicou o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista.

O reitor contou que foram feitas várias reuniões preparatórias com membros da escola. “Um grupo de pesquisadores da escola esteve no Santuário várias vezes, fizeram visita monitorada, leram vários livros, visitaram o Museu, conversaram com pessoas para o processo de elaboração do samba-enredo”.

fantasiabondinho-1-696x464 bondinhos-de-aparecida-fazem-homenagem-aos-romeiros-de-nossa-senhora-em-desfile-de-carnaval-catholicus-696x466

Outras Notícias

Calendário de Funcionamento

Ver Horários [+]

Guia de Visitação

Sites Relacionados

  • Unipraias
  • Parque da Serra
  • Parque Colina
  • Santuário Nacional
  • Hotel Rainha do Brasil
  • Campanha dos Devotos
Notícias
IMG-20170804-WA0004

Cadeirantes da Giro Inclusivo visitam Bondinhos Aéreos de Aparecida!

7 de agosto de 2017

No último dia 30 de julho, participantes da Giro Inclusivo, ONG que estimula a inclusão de portadores de necessidades...